Programa

09:30
Registo
10:00
Abertura
10:15
O Sistema Nacional de Informação Geográfica: desafios e oportunidades
10:30 – 12:30
Acesso à Informação geográfica em Portugal: partilha de dados das entidades da Administração Pública Central e sua utilização

A informação geográfica atualmente registada no SNIG é na sua grande maioria proveniente das entidades da Administração Pública Central. Pretende-se debater a pesquisa e o acesso a esta informação geográfica, nas perspetivas tecnológica e de políticas de disponibilização, tendo por base um conjunto de breves apresentações realizadas pelas referidas entidades, bem como refletir sobre a sua utilização efetiva pela comunidade de informação geográfica.

10:30 - 11:30
Acesso à Informação Geográfica disponibilizada pela Administração Central

Apresentações breves sobre os dados mais relevantes que disponibilizam. Promoção objetiva dos conjuntos de dados geográficos que consideram mais relevantes para a comunidade de utilizadores de informação geográfica, indicando a forma de disponibilização e as respetivas condições de acesso.

11:30 – 12:30
Acesso e Exploração da Informação Geográfica disponibilizada pela Administração Central – Mesa Redonda

Debate sobre os aspetos associados ao acesso e exploração da informação geográfica disponível no SNIG.

14:00 – 16:30
Da informação geográfica local à infraestrutura nacional

Considerando que na atualidade os municípios estão entre as entidades que produzem mais informação geográfica em Portugal, importa debater novas formas de relacionamento destes organismos com a infraestrutura nacional de informação geográfica (SNIG). Um conhecimento detalhado das características da administração pública local nestas matérias é determinante para definir modelos de cooperação mais eficientes.

14:00 – 15:00
Informação geográfica dos municípios

Apresentações breves de representantes de alguns municípios e Comunidades Intermunicipais sobre os dados geográficos que detêm, a forma como esses dados se encontram organizados e como procedem à sua disponibilização.

15:00 – 15:30
Estratégias de acesso e disponibilização de IG: casos de estudo

Apresentações breves focadas nas estratégias que utilizam para a organização e disponibilização da informação geográfica de que são responsáveis.

15:30 – 16:30
Estratégias para articulação do nível Local com o SNIG – Mesa Redonda

Debate sobre a definição de uma estratégia de crescimento para o SNIG, nomeadamente em termos de governança e de articulação com as plataformas de disponibilização desenvolvidas pelos municípios e Entidades Intermunicipais para organização e disponibilização dos seus dados geográficos.

16:30 – 17:00
Debate
17:00
Encerramento